Cronograma da segurança do trabalho

cronograma da segurança do trabalho

Venho mostrar a vocês o cronograma da segurança do trabalho, desde o incio até os dias atuais, caso eu me esqueça de algum acontecimento, não deixe de me corrigir. Espero que você goste de história, pois vamos estudá-la bastante abaixo.

Tudo começa na civilização Greco-Romana, quando Aristóteles cuidava das enfermidades dos mineiros e buscava evitá-las.

Logo depois vem Hipócrates, que é considerado o pai de medicina. Sendo pioneiro em diversas descobertas, uma delas foi: a identificação na origem das doenças relacionadas ao trabalho com as minas de estanho.

Século XVI – Paracelso estudou as doenças dos mineiros.

Bernardino Ramazzini
Bernardino Ramazzini

Em 1700 – Bernardino Ramazzini publicou a obra “As doenças dos trabalhadores”.

Em 1802 – O parlamento inglês através de uma comissão de inquérito, aprovou a 1° lei de proteção aos trabalhadores, “Lei de saúde e moral dos aprendizes”.

Em 1844 – 1848 – A Grãn–Bretanha aprova as primeiras Leis de Segurança do Trabalho e saúde pública.

Em 1919 – Criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho). O Brasil é membro fundador.

A partir desta data cada pais teve suas próprias leis especificas para assegurar a saúde e segurança do trabalhador. No Brasil não sendo diferente, houveram diversas conquista no cenário da segurança do trabalho, quais sem elas a situação seria ainda pior.

cronograma da segurança do trabalho

Um ponto importante a ressaltar foi que em 2012, A presidente do Brasil Dilma Rousseff, qual filiada ao partido dos trabalhadores(PT), decretou por meio da Lei nº 12.645, de 16 de maio de 2012, crio o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, que cai no dia 10 de outubro.

Como vimos a segurança do trabalho teve que percorrer um longo caminho para chegar no que temos hoje, e não foi uma luta fácil, e é preciso reconhecer isso. Este post vai ficando por aqui, espero que tenha ensinado a vocês um pouco mais da história da segurança do trabalho detalhando seu cronograma aqui. Qualquer duvida é só me dizer que terei o prazer em respondê-la. Até o próximo artigo.

 

Quem criou a Segurança do Trabalho?

A Segurança do Trabalho não esteve presente em nosso mundo desde sempre, antes ela não existia, como nenhuma Lei para defender o trabalhador e lutar por seus direitos. Os trabalhadores antigamente não possuíam direito algum, e eram tratados com maltrates, vivam em situações desagradáveis, insalubres e inseguras, porém com o tempo esse cenário veio a mudar e falarei sobre isso neste artigo, espero que possa ensinar ao leitor um pouco da história da segurança do trabalho, que faz parte da história do trabalho, da humanidade e do planeta.

Segurança do trabalho e a revolução industrial
Revolução Industrial na Inglaterra.

A história começa muitos e muitos anos atrás, na época daqueles filósofos gregos que você deve se recordar de suas aulas de filosofia na escola, no ensino fundamental ou mesmo do seus estudos no ensino médio. Eu pesquisei sobre e descobri que Hipócrates, que viveu entre 460 a 370 antes de Cristo, e também é considerado o pai de medicina, foi um dos primeiros a se preocupar com a segurança do trabalhador, pois ele fazia estudos sobre doenças relacionadas ao trabalho nas minas de estanho. Isso a anos antes de Cristo, e mesmo assim já havia alguém preocupado com a segurança dos trabalhadores, é admirável se olharmos bem. Porém muitos anos se passaram e chegamos na época da revolução industrial, vamos ouvir um pouco do que a Wikipédia tem a nos dizer sobre a revolução industrial que ocorreu na Inglaterra:

A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades, criando enormes concentrações urbanas. A população de Londres passou de 800.000 habitantes em 1780 para mais de 5 milhões em 1880, por exemplo. No início da Revolução Industrial, os operários viviam em péssimas condições de vida e trabalho. O ambiente das fábricas era insalubre, assim como os cortiços onde muitos trabalhadores viviam. A jornadas de trabalho chegava a 80 horas semanais, e os salários variavam em torno de 2,5 vezes o nível de subsistência. Para mulheres e crianças, submetidos ao mesmo número de horas e às mesmas condições de trabalho, os salários eram ainda mais baixos.

Como lemos acima, a situação em que os trabalhadores estavam não era adequada, sendo abusados pelos donos das fábricas e tendo que se submeter a humilhação, falta de higiene, saúde, bem estar e segurança. Isso não poderia ficar assim por muito tempo, e começaram a surgir sindicatos organizados para lutarem a favor dos direitos dos trabalhadores, foi quando surgiu a primeira Lei em defesa do trabalhador, chamada “Lei de Saúde e Moral de Aprendizes”, ela foi criada em 1802, também na Inglaterra da revolução industrial, olha quanto tempo se passou desde Hipócrates para termos conquistado os primeiros direitos dos trabalhadores. Esta primeira Lei, que pode até ser considerada a primeira Lei relacionada a segurança do trabalho, tinha como objetivo estabelecer a jornada de trabalho dos funcionários das fábricas em um máximo de doze horas diárias, e proibia o trabalho noturno(qual era muito comum na época, os trabalhadores passavam muitas vezes a noite inteira nas fábricas), e de também estabelecer a obrigatoriedade de medidas de melhoramento no ambiente de trabalho, sendo obrigatório um ambiente com ventilação, limpo e seguro aos funcionários, e também de os donos das fábricas limparem suas paredes duas vezes ao ano.

O trabalhador não possuia direitos
O trabalhador não possuía direitos nas fábricas.

Vimos como foi criada a segurança do trabalho, foi assim que conseguimos chegar onde estamos, com ela sendo cada vez mais ativa no ambiente de trabalho, e isso é muito importante, pois a segurança é sempre necessária, e não uma opção. Deixarei um vídeo para você assistir sobre a evolução da segurança do trabalho, não deixe de assistir, e qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato na área de contato do site. E não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos.

Seja bem vindo!

sejam muito bem vindo ao site de segurança do trabalho

Olá, seja muito bem vindo ao site “Mais Segurança do Trabalho”, “Mais”, pois nunca devemos nos contentar com o que temos, sempre podemos melhorar, como um professor dizia na sua aula de empreendedorismo, “não há nada que seja bom o suficiente e que não possa ser melhorado”, porém ele também dizia, “e não a nada que seja tão ruim e que não possa piorar”, então não devemos piorar, e sim, sempre buscar melhorar, seja no trabalho ou onde estivermos, sempre podemos mais.

Com a segurança do trabalho não é diferente, é só você analisar toda a história desde a revolução industrial até os dias atuais e perceberá como ela evoluiu, e para melhor! Está cada vez mais defendendo os direitos dos trabalhadores, que merecem um ambiente de trabalho com higiene adequada, saudável e com segurança. E tudo isso só existe porque pessoas lutaram pensando em mais, ter mais direito do que antes tinham, no inicio, direito algum além da escravidão assalariada. Porém o cenário mudou, e estamos cada vez mais nos preocupando com a segurança no local de trabalho.

Pensar em segurança é um dever de todos, então não se esqueça disso. Mais uma vez seja bem vindo ao site, e qualquer dúvida comente abaixo ou entre em contato comigo. Até a próxima.